Solidariedade no Natal

O Natal é uma época em que o espírito de ajuda ao próximo deve prevalecer para tornar melhor a vida dos mais desfavorecidos. Dessa forma, o Colégio Santiago decidiu apoiar a Casa da Criança de Tires nesta quadra.

Este Centro de Acolhimento Temporário acolhe 12 crianças, entre os 3 e os 10 anos, filhas de reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires, e crianças noutras situações de risco retiradas às suas famílias biológicas e que aguardam definição do seu projecto de vida.

Estas crianças desprovidas de meio familiar adequado, com percursos de vida difíceis são vítimas de erros e de omissões dos adultos por elas responsáveis. Só por isso, quanto mais não fosse, são merecedoras de todos os cuidados e carinhos que possam contribuir para inverter a tendência destrutiva do seu percurso de vida.

Este centro tem como objectivos:

  • Promover a reintegração da criança na família, sempre que possível;
  • Proporcionar às crianças a satisfação de todas as suas necessidades básicas em condições de vida tão aproximadas quanto possível às da estrutura familiar e a satisfação das necessidades específicas decorrentes do acolhimento em meio institucional;
  • Proporcionar os meios que promovam a sua valorização pessoal, social, escolar e profissional;
  • Avaliar a situação da criança, definindo o projecto de vida e elaborando o plano de intervenção individualizado que melhor corresponda ao seu superior interesse.

O Colégio, irá assim realizar uma recolha de bens, nomeadamente, alimentos, detergentes, vestuário dos 3 aos 10 anos, brinquedos e livros, que para nós já não tem importância, mas que neste Natal vão fazer felizes outras crianças.

Todo o material recolhido irá ser devidamente acondicionado para, posteriormente, ser entregue na semana que antecede o Natal.

Esta iniciativa é o símbolo da união que representa o Natal e irá contribuir para que hajam mais sorrisos. Um gesto, por mais pequeno que seja, pode sempre fazer a diferença!

"A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca." Antoine De Saint Exupery

A todos que tenham a oportunidade de vir deixar no Colégio a sua dádiva, leiam por favor a listagem dos bens mais necessários consultando o ficheiro pdf disponibilizado.

Um bem hajam!

A Direcção
Colégio Santiago