A Recilagem e as crianças

Conselhos de como explicar às crianças sobre reciclagem de resíduos. Saber reciclar todos os resíduos, respeitar o meio ambiente, e saber o que fazer para preservar nossa natureza, são alguns dos ensinos que nós, educadores e pais, podemos passar para as crianças. Somente assim eles crescerão com a mentalidade de que é necessário lutar e fazer cada um a sua parte para salvar e conservar nosso planeta.

E para isso só é necessário vontade, desejo e persistência. Vale a pena ressaltar que o exemplo dos pais tem muito mais resultado do que muitos discursos.
No dia 17 de Maio comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem. Mais do que comemorações, são necessárias atitudes dia após dia.

No princípio, o ensino vem do exemplo que os pais dão. Se, desde cedo, a criança observa o cuidado e o hábito de separar os materiais (vidros, papéis, plásticos, etc.), também será levado a ter o mesmo comportamento depois. O cuidado com o meio ambiente começa dentro das nossas casas. Logo, a criança pode aprender mais detalhes da reciclagem e da reutilização de materiais na escola.

Como explicar a reciclagem às crianças?

Primeiro ensinando-as como seleccionar o que é o lixo do que o que é reciclável e onde devemos depositá-lo.

Os resíduos podem ser separados em 5 ecopontos:

ECOPONTO AZUL: destinado ao papel e papelão.

ECOPONTO VERDE: destinado avidros, cristal.

ECOPONTO AMARELO: para as embalagens de metal e aço.

ECOPONTO VERMELHO:: para as pilhas.

Recentemente foi criado mais um ecoponto para depositar os restos de óleo.

Finalmente temos o CAIXOTE DO LIXO onde depositamos os restos de comida, ou seja, a matéria orgânica e também outro tipo de restos como as plantas, tampas de cortiça, telas, terra, cinzas, pontas de cigarro, etc.

reciclagem criancas2

Por que temos que reciclar?

É necessário explicar passo a passo porque temos que reciclar. As crianças precisam saber o porque das coisas para fazê-lo. É necessário fazê-las entender que a reciclagem existe para evitar a destruição do nosso meio ambiente.

O que podemos fazer?

Podemos seguir os quatro pilares da ecologia: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar. Reduzir a quantidade de lixo, reutilizar embalagens e sacos, reciclar materiais, e recuperar materiais para voltar a utilizá-los.

Paralelamente à educação meio ambiental que devem dar aos seus filhos, os pais também devem seguir algumas normas como sugestão no seu dia-a-dia:

reciclagem criancas1
  • Escolher com cuidado os produtos que se compra, considerando as possibilidades de reutilização das embalagens.
  • Evitar comprar produtos com muita embalagem.
  • Sempre que for possível, reciclar os sacos de supermercado para envolver o lixo ou para levá-los quando vão às compras, etc.
  • Reciclar os papéis que utilizamos em casa.
  • Evitar impressões de papel desnecessárias.
  • Fazer com que as crianças usem mais o quadro negro que os papéis.
  • Escolher papéis reciclados.
  • Comprar bebidas em garrafas recicláveis.
  • Usar lâmpadas de baixo consumo.
  • Difundir suas experiências de reciclagem com amigos, familiares, no trabalho, etc.
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on print
Share on email