Creche - Onde tudo começa
Os nossos espaços são amplos e acolhedores, têm muita luz natural e estão devidamente equipados de maneira a responder às necessidades das crianças e das equipas de sala.
Proporcionamos às nossas crianças, desde o berçário, aulas de música e de dança, dinamizadas pelas professoras de Bebéarte, e aulas de psicomotricidade dadas pelas respetivas educadoras, bem como a possibilidade de assistir a espetáculos diversos (concertos, teatros, histórias cantadas, entre outros) vindos de fora ou apresentados pelos amigos do jardim de infância. Estas são algumas das atividades que enriquecem o planeamento semanal, elaborado pelas nossas educadoras, de acordo com o projeto de sala e os objetivos das várias áreas de conteúdo.
Os primeiros passos
O Berçário é um “casulo” onde cada bebé tem um ritmo próprio que deve ser respeitado. É onde acontece a magia das primeiras gargalhadas, dos primeiros sons distintos e dos primeiros passos. É onde o bebé inicia a sua socialização, expressando as mais diversas emoções através do sorriso, do choro, dos gestos e dos olhares. A relação afetiva é nesta fase de extrema importância para um desenvolvimento harmonioso e feliz, para que os nossos bebés cresçam confiantes e emocionalmente seguros.
As conquistas
A idade das conquistas, das novas aquisições e descobertas. Nesta fase surgem as primeiras palavras e as primeiras frases. As crianças começam a aprender a comer sozinhas, consolidam a marcha e vão aos poucos ganhando a sua autonomia. O afeto, a segurança e o estímulo são muito importantes nesta altura em que o ritmo de aprendizagens é muito elevado e que, de semana para semana, as evoluções são significativas.
A comunicação
Nesta idade as crianças acreditam que conseguem fazer tudo sozinhas, já adquiriram as rotinas diárias e começam a perceber as regras de convivência social ao interagir com os amigos. Elas têm capacidade de desafiar o adulto, transpor obstáculos e quebrar limites eficazmente. É por isso importante trabalhar com elas os seus direitos, deveres e responsabilidades. É nesta fase que se dá o maior “boom” linguístico, verificando-se um crescimento de vocabulário muito significativo, e que mostram interesse por atividades cada vez mais complexas.